Pato Bragado inicia na terça, processo de castração de cães

A Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores de Pato Bragado começará a colocar em prática o projeto de Esterilização de Cães no município, tanto de machos, quanto de fêmeas, autorizado pela Lei nº 1.605 de 23 de agosto de 2018 e regulamentado pelo decreto nº 99 de 03 de maio de 2019.
Na terça-feira (14), às 19 horas, na Unidade Básica de Saúde será realizado o primeiro encontro para apresentação da iniciativa e cadastramento para a cirurgia. Os proprietários de animais foram divididos em micro áreas e todos participarão do cadastramento em novas datas repassadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), durante visitas às residências.
O secretário de Saúde, John Nodari explica que a intenção é auxiliar no controle populacional e de zoonoses de cães, reduzindo a qualidade de animais errantes, abandonos e eventuais ataques. Ele explica que antes da castração todos serão submetidos à avaliação pelo médico veterinário para verificação da possibilidade ou não da castração.
A castração será limitada a uma fêmea por casa e não haverá limites para cães machos, tendo prioridade os cães de rua que serão capturados e colocados em abrigo temporário, fotografados e as imagens postadas na Fanpage do município, antes do processo de esterilização, a fim de que seus proprietários possam reclamar sua guarda. Cada lar adotivo receberá até 10 quilos de ração por animal, como forma que estimular a adoção e também serão fornecidos os medicamentos necessários.