Sicredi e administração de Pato Bragado implantam programa “A União Faz a Vida”

O programa “A União Faz a Vida”, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi foi lançado na manhã de hoje (02) em Pato Bragado. A iniciativa será aplicada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel e Escola Municipal Marechal Deodoro, com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

O lançamento ocorreu no café colonial do parque de exposições, com a presença do prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito, John Nodari, secretária de Educação e Cultura, Cristiane Bonatto, coordenadora pedagógica, Sidronia Wendland, diretor de Negócios da Sicredi Aliança PR/SP, Gilson Metz, diretor de Operações da Sicredi Aliança PR/SP, Roberto Bernardi, gerente da agência local, Ronald Schroeder, assessora Pedagógica, Patrícia Roesler e a assessora de Desenvolvimento, Francielle Trento.

 

SENBILIZAÇÃO

A professora, doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Emília Cipriano Sanches, foi a palestrante convidada e promoveu a apresentação e sensibilização do programa aos professores. Segundo ela, o programa é muito importante para educadores e alunos. “O educador da infância tem que ser valorado profundamente. E aí vem o papel fundamental que a Sicredi tem. Sempre que começa um programa na educação infantil, está ocorrendo a valorização dos seus profissionais, as crianças, as famílias dessas crianças e, em especial, uma rede pública”, destacou Emília.

 

FORMAÇÃO

Na parte da tarde ocorre a formação sobre a metodologia do programa. “A intenção é facilitar o trabalho que os professores já fazem em sala de aula, colocando-os sempre como protagonistas do ensino. Tudo isso está ligado ao currículo escolar. Até amanhã (03) serão 12 horas de formação em que vivenciarão a metodologia na prática. Estarão imersos em estudos e práticas para que possam começar a trabalhar essa metodologia”, explica a assessora Pedagógica Patrícia Roesler.

Em março será dado início as assessorias pedagogias individuais aos professores, como forma de auxiliar e apoiar o desenvolvimento dos projetos. Essa assessoria acontecerá mensalmente pelo assessor pedagógico do programa no município, culminando, no fim do ano, com a revista Vida Cooperativa, formada por todos os projetos do programa desenvolvido ao longo do ano e como uma forma de valorizar o trabalho do professor.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Para o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Freitag, trazer à comunidade bragadense o principal programa de responsabilidade social da Sicredi é um orgulho. “Quase 100% das nossas cidades de atuação no estado do Paraná tem o Programa A União Faz a Vida. Hoje a abelha chega em mais uma cidade para colher ótimos resultados. Agradeço a administração municipal por disponibilizar essa oportunidade e desejo sucesso a todos os envolvidos. O programa derruba os muros das escolas porque a comunidade participa e se envolve com os projetos escolares. Portanto, esse programa já é de toda comunidade bragadense”, frisou.

 “Mais uma vez a Sicredi que já realizou diversas ações em parceria com o município, se apresenta comprometida com a cidadania e a cooperação. Desta vez o trabalho social será ainda mais importante porque irá refletir diretamente na educação, criando, fomentando e expandindo novas potencialidades no contexto escolar”, enalteceu o prefeito Mano. 

 

PROGRAMA

“A União Faz a Vida” é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi que há mais de 25 anos atua na educação, por meio de práticas que desenvolvem o empreendedorismo, a solidariedade, o diálogo, a justiça e o respeito à diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

O programa já foi implantado em 11 estados e mais de 470 cidades. São mais de 2,6 mil escolas, mais de 180 mil educadores envolvidos e mais de 3, 7 milhões de crianças impactadas.