Secretaria de Saúde trabalha para conquista do Selo Bronze de Qualidade

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado está em busca do Selo Bronze de Qualidade que garante o trabalho de excelência pela equipe municipal, no atendimento básico à população.
Para alcançar o selo, os colaboradores participaram ontem (22), do processo de tutoria na Atenção Primária à Saúde (APS), coordenado pelo Governo do Estado e aplicado pela assistente social da 20ª Regional de Saúde, Melânia Marin.
Melânia explica que na tutoria foi realizada uma avaliação criteriosa que verificou 105 itens, entre estrutura e processos de trabalho. Segundo a profissional, a tutoria vai além do processo de treinamento e aconselhamento, pois desenvolve competências no qual o tutor orienta, incentiva e desperta a motivação das pessoas sob sua responsabilidade, revendo conceitos e sugerindo mudanças.
A assistente social menciona que é essencial que o atendimento primário seja a porta de entrada do SUS. É preciso, segundo ela, que seja resolutivo e humanizado. Em síntese, para que cerca de 90% dos casos sejam resolvidos no próprio município, a médio e longo prazo.
A tutoria é a segunda etapa da vertente de capacitação do programa Apsus, de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Na primeira fase os colaboradores da saúde participaram de nove oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política estadual de saúde, com capacitação dos profissionais.