
Secretaria de Saúde segue investindo em tratamentos com fitoterapia
Na vanguarda entre os municípios da região, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado, continua investindo na fitoterapia como uma nova opção de tratamento que está sendo utilizada por pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Recentemente nova capacitação foi realizada aos profissionais do setor, envolvidos no programa com a mestre em Fitoterapia, Márcia Arantes Marques e o professor universitário, doutor Emerson Botelho.
Adriano Benites Tagarra é o clínico geral prescritor dos medicamentos. Ele explica que a fitoterapia é indicada a pessoas com problemas circulatórios, menopausa, colesterol, diabetes, pressão alta, bem como de saúde mental, como depressão e ansiedade. “Para tanto, os pacientes interessados em ingressar na fitoterapia devem procurar um dos profissionais para uma avaliação inicial, considerando ainda que também podem ser solicitados exames clínicos e laboratoriais”, discorre.
Em muitos casos é possível conciliar a medicação fitoterápica com a sintética ou alopática. “Portanto ele não vai deixar de tomar o medicamento convencional, mas com passar do tempo, poderá substituir pelo fitoterápico”, revela o médico, acrescentando que os fitoterápicos se mostram eficazes na redução dos efeitos colaterais em comparação à medicação alopática.
Se recomendados nas consultas, os pacientes podem retirar os fitoterápicos na farmácia da Unidade Básica de Saúde. São com 11 tipos de chás, 20 manipulados e sete fitoterápicos industrializados que estão sendo disponibilizados pelos farmacêuticos, Claudete Specht Tiecker e Breno Maineri Júnior.
Adriano Tagarra realiza consultas semanais. Em setembro nos dias 06, 13, 14, 27 e 28.
RESULTADOS
“Nós acreditamos no programa, nos resultados que teremos. Atualmente a população utiliza, em grande escala, a medicação alopática. É claro que os mesmos são necessários, mas também temos ciência dos efeitos colaterais com o uso excessivo e buscando fortalecer a atenção básica, com estudos comprovando suas ações farmacológicas e toxicológicas estamos investindo na fitoterapia, dispondo do farmacêutico Breno Maineri Júnior como coordenador e do clínico geral, Adriano Benites Tagarra, como prescritor da fitoterapia”, destaca o secretário de Saúde, John Nodari.
Fitoterápicos possuem seus efeitos e riscos comprovados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O uso da prática clínica é validado pela Anvisa.