Secretaria de Saúde mantém vacinação contra HPV

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado mantém o chamado aos pais para que estimulem seus filhos a se vacinarem contra o HPV. Mesmo com o dia “D” realizado no sábado (19), a imunização de meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos de idade e, da mesma forma, pessoas de até 26 anos de idade, portadoras de Aids/HIV continua sendo realizada na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h.
Conforme informações repassadas pela Secretaria, contra o HPV foram 31 imunizações, sendo 30 referentes à primeira dose e uma da segunda dose. Também foram vacinadas 14 pessoas contra a meningite e 38 contra a Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B. “A população aproximada para vacinação contra o HPV é de 270 adolescentes. Considerando desde o início da vacinação até sábado foram 91 pessoas imunizadas com a primeira dose”, revela o secretário da pasta, John Nodari.
A vacina é segura e eficaz, reduzindo de 96 a 100% das lesões de colo de útero associadas e de 98 a 100% das verrugas genitais associadas. Também é enérgica na prevenção do câncer de ânus, pênis e vagina, lembrando que são duas doses, num intervalo de seis meses.
Também é possível atualizar as demais vacinas em atraso. Interessados devem portar o cartão de vacinas e cartão SUS.