Secretaria de Saúde investe em ações de prevenção à saúde mental de crianças e adolescentes

Na intenção de aprimorar o método terapêutico utilizado pela psicóloga da Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF), Leila Michelle Garcia, com crianças e adolescentes, a Secretaria de Saúde repassou na tarde de ontem (26), diversos jogos e materiais lúdicos.
A profissional presta atendimento exclusivo aos jovens, principalmente crianças do município. Leila explica que é no brincar que a criança demonstra o que pode estar acontecendo com ela, nos ambientes em que vive. “A partir daí podemos traçar um método terapêutico eficaz que auxilia a criança a enfrentar seus medos, superar seus problemas e, por vezes, a fazer falar espontaneamente”, discorre, acrescentando que por diversas situações, as orientações também acabam envolvendo pais, professores e demais pessoas próximas.
Na opinião do secretário de Saúde, John Nodari, a criação de estratégias para que as crianças possam lidar com o mundo a sua volta de forma saudável, pode evitar inúmeras situações de sofrimento psicológico que tendem a se arrastar por longos períodos e comprometer o comportamento na vida adulta ou até mesmo pela vida toda.