Secretaria de Saúde convoca jovens a realizaram a vacina contra o HPV

Pautada na preocupação com o crescimento de doenças causadas pelo vírus HPV, transmitido sexualmente, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado realiza no sábado (19), na Unidade Básica de Saúde (UBS), o dia “D” de vacinação. A sala de vacinas estará aberta das 8h às 12 horas e os interessados devem portar o cartão de vacinas e cartão SUS.
De acordo com o secretário de Saúde, John Nodari, esse é o momento que os pais devem estar cientes da importância de trazerem seus filhos para serem imunizados, especificamente meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade e, da mesma forma, pessoas de até 26 anos de idade, portadoras de HIV/Aids. “É salutar os pais saberem que não existe tratamento totalmente eficaz para eliminar o vírus sem o auxílio da vacina que é quadrivalente, ou seja, eficaz na prevenção do câncer de colo de útero, de ânus, pênis e vagina”, relata, acrescentando que o HPV é dependente da imunidade do indivíduo.
A enfermeira da UBS, Fernanda Regina Brod explica que a HPV é a doença com a maior incidência de transmissão no mundo, responsável por 100% dos casos de câncer de colo de útero, 90% de câncer de ânus, 50% de câncer de pênis e 70% de vagina. As pessoas, segundo a profissional devem se proteger com o uso de preservativos que são dispensados gratuitamente na UBS, bem como a vacinação que apresenta poucas reações adversas.
Fernanda garante que a vacina é segura e eficaz, reduzindo de 96 a 100% das lesões de colo de útero associadas e de 98 a 100% das verrugas genitais associadas. “Lembrando que são duas doses, num intervalo de seis meses”, acrescenta.
Além do dia “D” a vacinação também pode ser realizada diariamente das 9h às 11 horas e das 15h às 17 horas, na UBS. Na oportunidade também podem ser atualizadas as demais vacinas, sendo que adolescentes de 12 e 13 anos podem receber o reforço contra a meningite.