Secretaria de Obras investe no plantio de mudas frutíferas e exóticas

A Secretaria de Obras, Viação de Urbanismo de Pato Bragado está executando o projeto de arborização do município, começando pela área aos fundos do Serviço de Água Bragadense (Sabra). No local, em cerca de três anos já foram plantadas mil mudas de plantas nativas e outras 27 plantas cítricas, num trabalho em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, em alusão a Semana do Meio Ambiente.

Outras ações nesse sentido seguem pela cidade em diversos espaços públicos, como em locais onde estão os parques infantis e as academias ao ar livre, além de outras áreas de propriedade do município.

Segundo o diretor do departamento de Serviços Urbanos, Volnei Lizzoni, o plantio é promovido pelos servidores efetivos e terceirizados da Secretaria. Ele conta que nos diversos pontos públicos já são mais de 400 mudas de árvores exóticas e principalmente frutíferas como jabuticaba e variedades de limões, laranjas, mexericas e poncãs.

Volnei informa que outras 30 mudas de jabuticabas serão plantadas na ciclovia da rua Padre Alois Mark, em direção ao Colégio Estadual Pato Bragado e mais 100 mudas exóticas já com mais de dois metros de altura em diversos pontos da cidade.

Motivado, o diretor garante que esse projeto continuará sendo incentivado. “É uma iniciativa que deve continuar. Em alguns pontos, como ao lado do centro cultural Arte e Encanto já tivemos pessoas que saborearam mexericas, por exemplo. Estamos acompanhando esse crescimento para aumentar o sombreamento e para que as pessoas possam saborear as frutas, levar para suas famílias, reforçando esse hábito saudável, sem agrotóxicos e que estará ao alcance de todos”, declara.