Pato Bragado sedia no fim de semana, 7ª edição do Sarau in Concert

Com mais de 350 cantores, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos os coros municipais juvenil e adulto de Pato Bragado serão os anfitriões do 7º Sarau in Concert, no domingo (1º), a partir das 19 horas, no centro cultural Arte e Encanto. O concerto é gratuito e será realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A atração principal é o maestro convidado Matheus Cruz, brasileiro e radicado nos Estados Unidos. Ao seu lado mais de 230 vozes juvenis se juntarão para cantar peças eruditas, com a participação especial dos solistas Michele Coelho, soprana lírica vinda da Itália e Djonatan Ledur, barítono lírico com formação na Escola de Belas Artes do Paraná, da cidade de Toledo. Também integra o time de profissionais a renomada pianista e concertista Raquel Rubinatto, da cidade de Cascavel e na direção artística e idealizador do Sarau In Concert o professor e maestro Gerson Daniel Giese, regente dos coros locais.
O professor afirma que Pato Bragado detém uma excelente qualidade de vida, além de um espaço cultural nobre com capacidade para 500 espectadores (Centro Cultural Arte e Encanto). “E através destes eventos culturais, buscamos proporcionar ao público local e visitantes um espetáculo único, que vem ao encontro das políticas públicas de levar cultura de qualidade para sua população”, salienta Gerson.
O maestro revela que neste ínterim se destaca o fato de que o espetáculo é todo ensaiado e produzido em cinco dias, no próprio município, com uma equipe de produção local – técnicos, administrativo, além dos próprios cantores dos coros juvenil e adulto de Pato Bragado, bem como, dos coros juvenis que compõe o Movimento Coral Juvenil no oeste do Paraná, ou seja, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa.
Gerson explica que os ensaios, desencadearão ao final, um grande concerto com apresentações dos cantores líricos solistas, dos coros locais, coro de meninas, coro de vozes masculinas, coro da oficina de regência coral, além da participação especial do Movimento Coral Infantil “Encantos de Criança” que trará para a abertura mais de 150 vozes infantis dos coros de Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Nova Santa Rosa, sob regência do maestro Anderson Back.
Também irão integrar a programação do Sarau In Concert os coros juvenis do Movimento Coral Juvenil, coordenados por Gerson Daniel Giese e que irão disseminar a cultura do canto erudito entre o público mais jovem. “Quem já cantou Mozart? Bach? Ou mesmo, Glória de Vivaldi? Peças de compositores sacramentados na história da música e que aproximam nossos munícipes e participantes do período em que foram compostas, desmistificando o fato de que, música erudita, só cabe aos palcos dos grandes centros urbanos”, conclui o maestro.

OFICINA
Nos horários de sexta (29) à tarde e sábado (30) pela manhã, será ofertada oficina teórica e prática de regência coral, ou seja, o maestro Matheus Cruz, dividirá o seu conhecimento na arte de reger coros aos adolescentes, jovens e adultos que tenham interesse em saber mais sobre esta arte. Em forma de oficina cultural e com certificação de horas culturais é mais uma rica oportunidade para oferecer no município de Pato Bragado uma bagagem de formação cultural ao jovem e adulto interessado nesta prática.