Pato Bragado realiza ação de incentivo ao Agosto Dourado

No mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado, a Secretaria de Saúde de Pato Bragado intensifica as ações realizadas com gestantes e puérperas, em prol desse alimento que é considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil.
Tanto gestantes, como puérperas são assistidas pela secretaria e mensalmente participam de palestras. Ontem (09), à noite o Aleitamento Materno foi explanado pela enfermeira Fernanda da Unidade Básica de Saúde, Fernanda Regina Brod.
Seguindo o que o Ministério da Saúde preconiza sobe o Agosto Dourado, a profissional promoveu abordagens sobre os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê, o porquê de não oferecer mamadeiras e bico, tipos de leite materno, a alternância das mamas e o tempo das mamadas, livre demanda, cuidados com as mamas durante a gestação, tipos de bicos, locais e posições de amamentação para a mamãe e o bebê, pega correta e a doação de leite materno ao Banco de Leite da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), também conhecido como Hospital Bom Jesus.
A enfermeira menciona que durante as palestras, as participantes participaram de dinâmicas, sanaram dúvidas e trocaram experiências, sendo que as atividades foram encerradas com apresentação de bebês que nasceram em julho.
Para Fernanda, a amamentação é “selo de ouro” na questão de alimentação da criança e hoje o banco de leite Dr. Jorge Nisside, no Hospital Bom Jesus, em Toledo, apoia a amamentação e acompanha as mulheres em dificuldades ou que estão na UTI Neonatal. Acrescenta que com produção excedente a mulher pode doar o leite que será encaminhado a Toledo, pela Secretaria de Saúde.
O cronograma de palestras para gestantes segue no dia 13 de setembro.