Influenza: Pato Bragado inicia imunização em idosos com mais de 60 anos

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (4) em Pato Bragado. Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS), a imunização contra a influenza está ocorrendo em idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde que não estão com o esquema vacinal em dia.

O processo ocorre até o dia 02 de maio.
A partir de então, as vacinações serão ampliadas para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Produzida pelo Instituto Butantan, a nova versão da vacina da Influenza é trivalente, sendo composta pelo vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B. O imunizante é anualmente atualizado para que a dose seja efetiva contra as novas cepas identificadas pela Organização Mundial da Saúde.

É necessário comparecer munido com o cartão de vacinas, cartão SUS e CPF.

SARAMPO

Já a partir do dia 30 de abril – dia “D” será dado início à Campanha de Vacinação contra o Sarampo pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela é focada em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.

As crianças devem portar o cartão de vacinas, cartão SUS ou CPF e estar acompanhadas de responsável, munido de CPF.

CRIANÇAS

Crianças podem tomar vacinas contra Covid-19 e Influenza no mesmo dia? Nesse caso para crianças entre cinco e 11 meses é necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a aplicação das doses.