Com esquema vacinal completo e sem sintomas, contatos de positivados são liberados do isolamento

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA- PR) emitiu na última semana, nota orientando as Secretarias de Saúde dos municípios que os que residem com contato positivado estão liberados do isolamento, desde que comprovem o esquema vacinal completo e não apresentem sintomas da infecção causada pelo coronavírus, causador da Covid-19.

Conforme a nota, a pessoa que tiver contato próximo de alguém suspeito ou positivado para a Covid-19 fica liberada da quarentena, desde que esteja com o esquema vacinal completo; não apresente sintomas da infecção por coronavírus; ou tenha positivado para a doença no prazo máximo de 90 dias.

 

CRITÉRIOS DO ISOLAMENTO

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS), Luise Fabiane Schmitt explica que para ficar liberado do isolamento mesmo que resida com um contato positivado, o cidadão precisa comprovar junto ao profissional médico responsável pela Ala Covid-19 da UBS, o esquema vacinal de pelo menos duas doses (se a segunda dose foi aplicada há mais de quatro meses será exigida a terceira dose) ou dose única com reforço. “Para que isso seja possível, no ato do atendimento o paciente deve apresentar cartão/caderneta de vacina e cartão SUS”, frisa Luise.

Outra novidade, segundo a enfermeira, se refere ao cálculo do isolamento para caso suspeito ou positivo de Covid-19. “A partir de agora, está indicado o isolamento por sete dias, desde que o paciente não apresente febre e esteja sem o uso de medicamentos antitérmicos, há pelo menos 24 horas. Caso os sintomas persistam, a pessoa com suspeita ou confirmação de Covid-19 precisa estender o isolamento até o 10º dia”, detalha a profissional.

A nota orientativa que fundamentou tal decisão pode ser conferida na íntegra no portal da SESA (https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-02/no_40_rastreamento_laboratorial_da_covid_19_e_condutas_de_afastamento_do_trabalho_v6_em_16-02-2022.pdf?fbclid=IwAR2Xd6733-aj8xWb8stkzziSg26PWYJHYpsHi-ScmZWM9SbdK6eK0NUTu1k)