Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico

Endereço: Rua Curitiba, nº 17 – Centro
CEP: 85948-000
Telefone: (45) 3282-1399 ou 3282-1195

Elevar os níveis de emprego e renda. É esse o norte dos trabalhos promovidos pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Para tanto estimula a política de desenvolvimento socioeconômico, com o incentivo ao empreendedorismo, a geração de emprego e renda e a capacitação profissional através da oportunização de linhas de financiamento aos empresários, promoção da educação continuada.

AGÊNCIA DO TRABALHADOR
Promove a atenção e atendimento aos empresários que estão à procura de mão de obra e trabalhadores à procura de postos de trabalho, intermediando o acesso aos candidatos às vagas de emprego e ao seguro desemprego formal e doméstico. Também a qualificação de mão de obra, com oferta dos cursos Telemática e Serviços Pessoais.

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA (SALA DO EMPREENDEDOR)
Em parceria com o Sebrae, o programa Cidade Empreendedora inicia o processo de regulamentação e implementação da lei geral da micro e pequena empresa, uma continuação aos trabalhos da Sala do Empreendedor, cuja função é promover a competitividade e a formação do micro e pequeno empreendedor, estimular o desenvolvimento tecnológico, proporcionar o acesso ao crédito e formalização de negócios, além de incentivar a geração de emprego e renda.
Com a regulamentação da lei geral, o cidadão tem registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. O empreendedor que se enquadra no Simples Nacional tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, além de cursos, oficinas, palestras, consultorias, entre outros ofertados pela Sala do Empreendedor, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae.

FOMENTO PARANA - BANCO DO EMPREENDEDOR
Os financiamentos do Banco do Empreendedor são destinados a pessoas físicas (R$ 10 mil, com prazo de devolução de 24 meses) que estão iniciando um empreendimento ou que já exercem uma atividade produtiva, mas que ainda não formalizaram o negócio. Pessoas jurídicas que já possuem um negócio formalizado (20 mil com prazo de 36 meses), com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil e que necessitam do financiamento para melhorar ou ampliar as atividades e a produção.

CONCURSO DE ORNAMENTAÇÃO NATALINA
Dividido em quatro categorias, a Residencial Urbana, que abrange a sede da cidade, Residencial Urbana voltada aos bairros mutirão, Alvorada, Mutirão e Loteamento Social, Residencial Rural e Empresarial (empresas do comércio, indústrias, profissionais liberais e prestadores de serviços).

PARCERIAS COM A ACIBRA
Cursos, treinamentos e Palestras
Exposição da Festa do Cupim