Secretaria de Educação e Cultura

Endereço: Avenida Willy Barth, nº 2930 – Centro
Email: educacao@patobragado.pr.gov.br
Telefone: (45) 3282-1986

A Secretaria de Educação e Cultura trabalha pelo desenvolvimento de ações e projetos que visam o ensino e aprendizagem da população infanto-juvenil. É um trabalho coletivo e participativo, empreendendo programas em sintonia com a administração e as demais secretarias, com ética e responsabilidade.
A nível de sala de aula vários projetos são desenvolvidos, tais como o Vamos Ler, Proerd, Cooperjovem, Feira do Conhecimento, Mostra Pedagógica, além de concursos diversos, entre eles, de teatro, de logotipos, desenho, fotos redações e visitações como às Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves e Usina de Itaipu, museus, zoológico, além de programações diferenciadas em datas festivas.
Alunos que apresentam necessidade quanto ao desempenho escolar são atendidos em atividades de recuperação junto ao contraturno, sala de recursos e na classe especial, inclusive com avaliação visual e audiometria. Os portadores de necessidades especiais recebem atendimento qualificado pela Apae de Marechal Cândido Rondon.
Aquisição de 17 computadores para o laboratório de informática e equipamentos (máquinas de lavar roupas e secadoras para a escola e pré-escola). Também de carrinhos de bebê, secadora de roupas e televisores para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel. A mesma passa a disponibilizar 12 meses de atendimento, com inclusão da colônia de férias.
Elaboração do calendário escolar do CMEI com a participação dos pais e professores.
Projeto de Prevenção de Incêndios nas escolas e parque de exposições.

# Incentivo à Formação Universitária
que custeia 50% da mensalidade dos alunos inscritos em universidades até o teto máximo de R$ 140.
# Auxílio ao Transporte de Estudantes Universitários com subsidio de 50% no até o teto de R$ 105 ou com passagens para os que residem fora do município para cursos universitários, profissionalizantes e de nível médio.
# Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que garante a alimentação aos alunos da educação básica, através da municipalização parcial da merenda escolar e a contrapartida da municipalidade, no tocante aos recursos visando à melhoria dos cardápios acompanhados por equipe qualificada.
# Estadual de Transporte Escolar (PETE) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) que atendem alunos residentes no interior do município;
# Nacional do Livro Didático (PNLD) - material didático escolhido pelos docentes e disponibilizado pelo MEC aos educandos.
# Dinheiro Direto na Escola (PDDE): recursos federais enviados às escolas pra manutenção do processo de ensino através da aquisição de diferentes materiais.
#Assistência ao Educando que dispõe de
psicóloga, assistente social, fonoaudióloga e aulas de reforço escolar, inclusive com educação integral ofertada às crianças de quatro a seis anos com permanência o dia todo na escola.
#Repasse de Uniformes Escolares (agasalhos) aos estudantes das quatro turmas do pré de quatro anos e da Educação de Jovens e Adultos.
# Saúde ao Educando oferece odontologia preventiva e atende todos os alunos da comunidade escolar; também com diversas campanhas anuais de combate as viroses, piolhos, obesidade infantil, entre outros.
#Classe Especial para estudantes com necessidades especiais e com diferentes graus de déficit de aprendizagem que são acompanhados por equipe especializada como psicopedagogos e psicólogos;
#Atualização da biblioteca escolar com aquisição periódica de novas obras, coleções, jornais e revistas.
#Informática na Escola aos alunos de pré-escola ao quinto ano.
#Apoio aos alunos e professores da rede estadual de ensino com auxílios diversos, como transporte para diferentes eventos e localidades, e aquisição de materiais.
#Convênios com instituições de ensino superior
para oferta de cursos à comunidade.
Capacitação dos professores com a
participação em cursos, palestras, seminários, congressos, visando o aperfeiçoamento profissional da classe docente e os avanços no Plano de Carreira Municipal.

Natal em Canto
Com um grande elenco de atores integrantes do coral infantil “Som do Coração”, coral juvenil “Águas de Março”, Teatro “4 Atos” e as oficinas de dança do centro cultural foi promovida, no último dia 14, a 7ª edição do espetáculo Natal em Canto com o tema “Natal Brasileiro”.
A apresentação compreende o ponto alto do roteiro de apresentações natalinas realizadas na sede e no interior do município.

Torneio de Pesca
Com duas edições ao ano, sendo uma na semana da Páscoa e outra no Dia das Crianças, o Torneio de Pesca ocorre no parque das águas, na intenção de estimular, difundir e promover a prática da pesca desportiva.
É coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, com o apoio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Esportes.

Desfile cívico
Os valores cívicos são evidenciados nos desfiles de 7 de setembro. Em torno de 1,2 mil estudantes (Escola Municipal Marechal Deodoro, Colégio Estadual Pato Bragado e Centro Municipal de Educação Infantil Gotinha de Mel) desfilam uniformizados no ritmo da fanfarra.

Espetáculo Renascer
A peça teatral Renascer encenada como auto de Páscoa passagem da Páscoa. A peça é composta por atores do Grupo Municipal de Teatro 4 Atos também pelo grupo vocal.