Imprensa - Notícias
11-07-2018 Vacinação é tema de palestra a gestantes em Pato Bragado

Na noite de ontem (10), 21 gestantes, parceiros e familiares foram assistidas por profissionais da Secretaria de Saúde de Pato Bragado. Nesse encontro, a exemplo dos demais que ocorrem mensalmente, o pré-natal é monitorado com aferição da pressão arterial, testes de glicemia, palestras e sorteio de brindes em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
Na oportunidade, a enfermeira Fernanda Regina Brod e a técnica de enfermagem, Andréia dos Santos discorreram acerca das vacinas na gestação, bem como na primeira infância, ou seja, desde o nascimento até os quatro anos. “Também informamos as doenças combatidas por cada vacina, as contraindicações e casos em que a imunização não pode ser realizada em crianças, que apresentam sintomas como febre, acima de 37,8 graus, diarreia e vômito ou que estão fazendo uso de antibiótico”, revelaram as profissionais.
A proteção contra difteria, tétano e coqueluche, promovida pela vacina dTpa também foi citada. “Ela protege o binômio mãe e filha/o e deve ser aplicada entre a 20ª e 36ª semana de gravidez e 20 dias antes da data provável do parto”, orientaram Fernanda e Andréia, esclarecendo ainda que a imunização contra a Influenza H1N1 e H3N2 e Influenza B deve ser realizada em qualquer idade gestacional e nas crianças a partir dos seis meses de vida. “Inclusive também aproveitamos a ocasião para esclarecer alguns mitos e realizamos a imunização em algumas gestantes”, enfatizaram.
O próximo encontro será no dia 07 de agosto. Na ocasião a palestra será sobre amamentação.