Imprensa - Notícias
13-03-2019 Atendimento Humanizado é tema de palestra a colaboradores da Secretaria de Saúde

Tendo como prioridade a união entre o comportamento ético e o conhecimento técnico para ofertar cuidados dirigidos aos anseios do paciente, a Secretaria de Saúde promoveu na manhã de hoje (13), aos servidores do setor, palestra sobre “Atendimento Humanizado”. O assunto foi ministrado no centro cultural pela psicóloga, Valdirene Sutil Rafaeli.
A profissional apresentou o conceito de humanização em saúde e discorreu acerca da subjetividade humana, ou seja, da compreensão e aceitação do indivíduo na sociedade para que possa abandonar suas falsas defesas que empregou para enfrentar a vida e para progredir num caminho construtivo.
Conforme Valdirene as pessoas que prestam atendimento na área da saúde também convivem fora da instituição, com família, vida conjugal, amigos, problemas e sua própria saúde. “Além disso, na relação com seu trabalho, apresentam cansaço físico e mental, envolvimento emocional com paciente, situações de descontentamento com o trabalho, dificuldade de relacionamento interpessoal, subjetividade, entre muitas outras características”, apontou.
Já o paciente que está em busca do atendimento, segundo a psicóloga também ‘carrega’ histórias com subjetividade e os profissionais da saúde devem lembrar-se disso, na hora do atendimento, que não deve ficar só no executar técnico, e sim, na preocupação em prestar atenção a uma pessoa que, naquele momento, está fragilizada e nem sempre tem recursos para lidar com uma situação nova e inesperada.
Ao final a profissional também trabalhou o comprometimento e responsabilidade do trabalho em equipe.